Madeira ou Concreto: como escolher a melhor opção?
Um dos problemas mais comuns de uma casa é a escolha do método de construção. As diferenças variam de tecnologia e estética a finanças.
As casas em madeira também são um tipo de construção pré-fabricados, pois os elementos que a compõe são feitos previamente fora do canteiro de obra. Depois, são transportados e apenas montados na obra.
A construção em concreto armado
O concreto armado tem em sua composição a mistura de cimento, areia, brita e utiliza armações feitas com barras de aço. Por conta desses materiais, é possível obter formas arrojadas e projetos mais complexos. Essa composição é que permite o uso de fôrmas com vários desenhos e assim, bastante versatilidade na execução do projeto.
As vantagens da construção em madeira
- A madeira garante um ótimo conforto térmico e acústico;
- Seu material tem aspecto aconchegante e acolhedor;
- Sua construção é rápida;
- Estrutura mais leve permite economizar na hora de fazer a fundação da casa, pois não há necessidade de suportar pesos elevados, como a estrutura de concreto armado.
As vantagens da construção em concreto armado
- Possibilita a construção de fôrmas ousadas e lajes suspensas, ou seja, maior liberdade na criação do projeto.
- Mão de obra é mais disponível no mercado.
- É resistente ao fogo, de cupins e ao tempo sendo essa a estrutura mais durável no ponto de vista construtivo.
- Em comparação com sua durabilidade e manutenção, é uma opção considerada econômica.
As desvantagens da construção em madeira
- Material mais caro que o concreto armado (cerca de 30%);
- Necessária mão de obra especializada;
- Não é possível fazer grandes vãos e formatos, sua planta é mais limitada;
- Material exige maior manutenção (cerca de uma vez cada 2 anos), porém é um processo simples, como aplicação de verniz ou stain;
- A madeira é um material vulnerável às intempéries naturais, como fogo, apodrecimento e cupins.
As desvantagens da construção em concreto armado
- Importante fazer um projeto com engenheiros ou calculistas para que não haja desperdício em relação as armações de aço utilizadas nas vigas, pilares, lajes, blocos de fundação, etc;
- Por utiliza-se de fôrmas de madeira e metal, encarece seu valor no mercado;
- A manutenção do material é pequena (cerca de uma vez a cada 5 anos), porém mais complexa. O material pode vir a apresentar descascamentos, fissuras e corrosão na armadura;
- A demolição de uma estrutura de concreto armado é de difícil execução.
Qual a melhor escolha?
Para definir qual a melhor opção na hora de construir sua casa é preciso avaliar as prioridades de cada um. A lista de vantagens e desvantagens do concreto armado x madeira acima podem ajudar, assim como alguns fatores:
- Tempo: os tempos de obra podem variar de acordo com o projeto, mas vale lembrar que a madeira é um material pré-fabricado e que chegará no canteiro de obras pronto para montagem. Já o concreto, precisa de um tempo para a cura do material e para isso, é preciso contar com a ajuda do clima e das chuvas. Portanto, a precisão de tempo pode ser mais certeira no caso de um pré-fabricado.
- Preço: como já dito anteriormente, a madeira é um material aproximadamente 30% mais caro que o concreto armado, pois o insumo para execução do concreto é mais em conta. Em contrapartida, sua execução costuma ser mais rápida considerando apenas montagem e portanto, pode-se lucrar no valor mais baixo da mão-de-obra.
- Estética: tanto as construções em madeira como as construções em concreto armado podem ter visual marcante por suas estruturas imponentes. As duas opções podem ter aspecto mais rústico, dependendo do acabamento definido em cada uma das opções. De maneira geral, a madeira traz um ar mais aconchegante e o concreto um ar mais moderno.
Via: Habitissimo
Mosaico Acabamentos e Decoração
Instagram: www.instagram.com/mosaicoacabamentos
Facebook: www.facebook.com/mosaicoacabamentos
Telefone: (31) 3455-8006 / Whatsapp: (31) 98484-8512
Site: www.mosaicoacabamentos.com.br
Endereço: Avenida Portugal, 5324 – Itapoã – Belo Horizonte – MG