Quais os tipos de argamassa e como escolher?
A escolha de uma solução não adequada ao serviço que está sendo executado pode causar problemas e prejuízos. Verifique as características de cada pessoa e obtenha a propaganda correta. Ao comprar argamassa, muitas vezes surgem duas questões: que tipo de argamassa e quanto é melhor, porque as lojas de ferragens têm muitas opções.
Normalmente, as dicas e orientações são dadas pelo profissional que está executando o serviço ou pelo vendedor da loja. O problema é que uma escolha errada dos tipos de argamassas pode gerar dor de cabeça na aplicação e, principalmente, no trabalho que será executado na obra, como o desplacamento do revestimento, gerando custos e retrabalho.
Para que serve a argamassa?
A argamassa ou cimento cola, como muitas pessoas conhecem, nada mais é do que uma cola para fazer instalação de diversos materiais em parede ou chão, como por exemplo pastilhas, porcelanatos, entre outros produtos.
Qual a quantidade que devo comprar?
Primeiro é necessário saber o espaço que você quer aplicar. Calcule a área em m² e veja na embalagem da argamassa que deseja comprar, o seu rendimento, ou seja, quantos m² ela cobre.
Aplicação
Conheça os tipos de argamassas disponíveis no mercado:
- Argamassas normatizadas:
ACI – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas, pisos e paredes.
- Argamassa de revestimento e de contrapiso:
ACII – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas e externas, pisos, paredes e fachadas;
ACIII – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores e granitos em áreas internas e externas, pisos e paredes, inclusive em piscinas e fachadas. Indicado para sobreposição de cerâmica ou porcelanato sobre cerâmica em áreas internas.
- Argamassas direcionadas:
PSP (Piso sobre Piso) e Porcelanatos – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pedras decorativas (Miracena, Goiás, Mineira, São Tomé e Canjiquinha) e sobreposição de cerâmicas e porcelanato sobre cerâmicas em áreas internas e externas, pisos e paredes.
Porcelanato Interno – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos em áreas internas, pisos e paredes, além de gesso acartonado interno.
Pastilhas – Ideal para assentar e rejuntar simultaneamente pastilhas de vidro e porcelana.
Bloco de Vidro – Excelente para o assentamento e rejuntamento de blocos de vidro, em áreas internas, externas e fachadas.
Grandes Formatos – Indicado para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores, granitos, ardósias e demais pedras naturais de grandes formatos em pisos, áreas internas e externas.
- Argamassa de alta performance:
Cola Tudo – Assentamento de grandes formatos e/ou baixa espessura, pedras naturais, cerâmicas, porcelanatos, piso vinílico, pastilhas de porcelana e pastilhas de vidro, em áreas internas e externas, inclusive fachadas, piscinas e instalações submersas.
Altíssima propriedade de fixação em concreto e alvenaria, indicada para o assentamento de peças de grandes formatos em fachadas a grandes alturas.
- Argamassas básicas e não colantes:
Massa Pronta – Ideal para revestimento de tetos e paredes de alvenaria, em áreas internas e externas, e assentamento de blocos de alvenaria de vedação. Indicada também para reboco.
Chapisco Concreto – Promove uma excelente camada de aderência entre o concreto e o revestimento. É ideal para assentar e rejuntar paredes com blocos de vidro.
Rejuntamento Flexível – Ideal para cerâmicas em áreas internas e externas.
Via: Mapa da Obra
Um comentário sobre “Quais os tipos de argamassa e como escolher?”